Carnaval em Veneza 2017

//Carnaval em Veneza 2017

É hora de programar os próximos feriados, viagens e festas. E não dá para falar em carnaval na Itália sem falar em Veneza, não é mesmo? O carnaval de Veneza é provavelmente um dos mais famosos e antigos do mundo. Os primeiros documentos encontrados com a palavra “carnaval” e que descrevem a festa popular de Veneza são de 1094. Pouco mais de 400 anos depois o Brasil viria a ser descoberto…

Cultura Italiana: O Carnaval de Veneza surge a partir da tradição do século XVI, onde a nobreza se disfarçava para sair e misturar-se com o povo. Desde então as máscaras são o elemento mais importante deste carnaval. Há no entanto registos de folguedos carnavalescos de 1268.

A party carnavalesca de Veneza tem duração de 10 dias. Durante as noites realizam-se bailes em salões e as companhias conhecidas como compagnie della calza realizam desfiles pela cidade. Entre as mais conhecidas estão Os Antigos e Os Ardentes.

Os trajes que se usam são característicos do século XVIII, e são comuns as maschera nobile, ou seja, máscaras nobres, caretas brancas com roupa de seda negra e chapéu de três pontas. Desde 1979 foram sendo somadas outras cores aos trajes, embora as máscaras continuem a ser brancas, prateadas e douradas.

Em 1797 Veneza passou a fazer parte do Reino Lombardo-Véneto, quando Napoleão Bonaparte assinou o tratado de Campo Formio. No que respeita ao Carnaval, os festejos foram proibidos. No ano seguinte os austríacos tomaram conta da cidade.

Os festejos só foram restabelecidos em 1800 de forma oficial, após quase dois séculos de ausência.
Desde então a festa faz-se nos dias antes da Quaresma.

carnaval_veneza2

O que você precisa saber para organizar o seu carnaval em Veneza

A primeira coisa é saber os dias da festa. O carnaval de Veneza acontece entre os dias  11  e 28 de fevereiro de 2017.  Já está disponível o programa oficial do carnaval de Veneza no site do evento.

Nessa época, como era de se esperar, as ruas da cidade ficam lotadas: a meta principal é a Piazza San Marco, onde desfilam as máscaras mais bonitas e onde acontecem os eventos mais importantes. Pelas ruas você encontrará lojinhas e banquinhas vendendo máscaras e roupas de carnaval, tudo no estilo veneziano, claro.

A Piazza San Marco de VenezaA Piazza San Marco de Veneza durante o carnaval

Vale a pena saber também da existência de Venezia Unica, um pass especial por um preço único que dá direito a transporte na cidade, estacionamentos, uso de banheiros públicos e visita aos principais museus e igrejas. Mais ou menos no mesmo esquema da Firenze Card.

Que tempo faz em Veneza durante o período de carnaval

Entre o final de janeiro e início de fevereiro, a temperatura média em Veneza varia entre -1ºC e 8ºC. Em geral as temperaturas mínimas são atingidas durante a noite e às máximas durante o dia, na hora do almoço. Isso significa que você nem precisa por na mala aquela sua fantasia de carnaval brasileira: provavelmente ela será muito levinha e você vai passar frio, afinal nessa época, faz um calor tórrido no Brasil, né?

Alguns dos eventos mais importantes durante o carnaval de Veneza

  • carnaval_veneza3Corteo Acqueo

    (Desfile na Água) – No domingo 12 de fevereiro de 2017, às 11:00 da Punta della Dogana, parte um desfile em barcos que atravessa todo o Canal Grande até chegar ao famoso Rio de Cannareggio.
    Com a chegada dos barcos, se abrem os stands eno-gastronômicos que oferecem ao público especialidades típicas de Veneza, os famosos “cicheti” e os doces da tradição de carnaval do território como “le fritole” e “galani”.

  • carnaval_veneza4Volo dell’Angelo

    (Vôo do anjo) – é a abertura oficial do carnaval de Veneza. Uma colombina (interpretada geralmente pela “Maria” eleita no carnaval anterior) desce “voando” o Campanile di San Marco em direção ao pátio do Palazzo Ducale. Na sua mão, ela segura um cetro, que será entregue ao Doge (como se chamava o dirigente máximo da República de Veneza entre 697 e 1797) para abrir oficialmente o carnaval de Veneza. O evento está programado para domingo, 19/02/2017 às 12:00 na Piazza San Marco (embora a apresentação com desfile comece às 11:00). É possível comprar ingressos para assistir o espetáculo de um lugar privilegiado, leia mais aqui.

  • carnaval_veneza5Premiazione della Maria

    (Premiação da Maria) –  é a coroação de uma espécie de “rainha do carnaval” de Veneza. Praticamente alguns dias antes acontece uma seleção por um juri de 10 pessoas de doze moças entre 18 e 26 anos que farão parte do desfile das Marias.
    As Marias representam o sequestro e a liberação das 12 donzelas prometidas como esposa do Doge de 1039, Pietro Candiano III.
    No penúltimo dia de carnaval, durante o Gran Gala em Ca’ Vendramin Calergi, é eleita a moça mais bonita, a Maria do Carnaval, que será premiada no dia seguinte. A premiação da Maria acontece  na Piazza San Marco,  dia 28/02/2017, às 16:00. Leia mais sobre a Festa das Marias.

Na Piazza San Marco, um grupo de atores e cômicos, animam os dois desfiles diários para a seleção das fantasias mais bonitas para o Concurso “La Maschera più bella”.
Em cada desfile se exibem também três companhias com espetáculos de teatro de rua, música e dança.
A praça será animada com música e coreografias inspiradas no mundo da natureza e da tradição fantástica.

Quer desfilar em Veneza também? Leia como

carnaval_veneza6

Já imaginou você em pleno palco do Gran Teatro da Piazza San Marco, desfilando linda e poderosa, com sua super fantasia veneziana? Se você ficou com água na boca, saiba que é possível desfilar sozinho ou em grupo, com ou sem coreografia, e que a fantasia mais bonita eleita pelo público receberá uma lembrança deste grande dia.  E antes que você pergunte: você pode desfilar grátis, o único requisito é preencher um formulário e enviá-lo via e-mail para mascheracarnevale@gmail.com. Obviamente para desfilar você tem que ter uma linda fantasia (se o seu traje não for apropriado, você simplesmente pode ser excluído do desfile)

E você, já participou do carnaval de Veneza? Compartilhe sua experiência e conselhos com a gente!

Fonte: Brasil na Itália

2017-05-11T22:51:43+00:00 janeiro 27th, 2017|