Dia Internacional da Mulher, como e por que o mundo celebra?

//Dia Internacional da Mulher, como e por que o mundo celebra?

Aproveite a oportunidade de enviar flores para as mulheres mais especiais de sua vida! Mostre a elas que você as admira muito, do fundo do coração.

Se você está procurando uma oportunidade para celebrar e agradecer pelas mulheres maravilhosas que você tem em sua vida, o dia 08 de março é a uma oportunidade perfeita.

Esta é a data conhecida como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em todo o mundo em prol do respeito, apreço e amor por todas as mulheres.

O oito de março é um dia em que todos nós podemos esquecer os papéis de gênero que vieram sendo impostos desde a Idade Média para comemorarmos o fato de que mulheres e homens hoje têm direitos iguais. É uma celebração muito importante e tem sido realmente reconhecida e comemorada desde o início da década de 1900: um momento de turbulência e de industrialização.

Esse foi um período de grande agitação política e de ideologias radicais, mas foi a batalha travada pelas mulheres, para serem reconhecidas, o acontecimento que mais se destaca. E, assim, como qualquer boa história, elas conseguiram o que queriam no final.

Isso é o que nós celebramos no Dia Internacional da Mulher – mas como?

“Tornando-se um feriado público”

Em muitos países, o Dia Internacional da Mulher é um feriado público – ou seja – nada de escola e nem de trabalho.

Países como o Cazaquistão, Mongólia, Armênia e Burkina Faso são apenas algumas das nações que comemoram a data com o uso de um feriado público, enquanto alguns países, como a China, só permitem que as mulheres tenham este dia como um feriado.

“Enviando flores para as mulheres”

As flores são um símbolo do Dia Internacional da Mulher e muitos países de todo o mundo celebram a data decorando suas casas com muitas flores diferentes. Enquanto na Itália, acácias mimosas amarelas são um presente popular, os russos tem o costume de dar uns aos outros uma variedade de diferentes flores, incluindo rosas vermelhas. Aqui no Brasil e em países como o Vietnã as mulheres recebem flores não apenas de maridos e namorados – elas recebem também de seus chefes e colegas de trabalho!

“Protestando pelo direito das mulheres”

O Dia Internacional da Mulher nasceu de uma série de protestos em relação aos direitos das mulheres e foi uma senhora alemã chamada Clara Zetkin que reivindicou o 08 de março como o dia de protestar pelas necessidades políticas das mulheres. Nos dias de hoje a data ganhou um status mais sentimental em grande parte do mundo – assim como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados – na Palestina, Turquia e Sri Lanka ainda é um dia de protesto.

“Usando batom vermelho”

Um símbolo de feminilidade e força. É extremamente comum para as mulheres nos EUA usarem batom vermelho no dia 08 de março como um símbolo do Dia Internacional da Mulher. Esta simples tradição espera aumentar a consciência do significado do dia e espalhar a sua importante mensagem.

“Apreciando a arte que celebra as mulheres”

Outra ótima maneira de celebrar o Dia Internacional da Mulher é através da arte – e o Paquistão tem uma grande tradição que se centra sobre este assunto. No país, é muito comum acontecerem apresentações teatrais, filmes e leituras de poesia no dia 08 de Março, como uma forma de celebrar as mulheres. Homens paquistaneses também são incentivados a repensarem e refletirem quando o assunto versa sobre o casamento de suas filhas.

– Comemore também o Dia Internacional da Mulher em 2016!

Apesar do Dia Internacional da Mulher ser tradicionalmente um dia de celebração política você não tem que ser particularmente alguém interessado em política para comemorá-lo. Embora seja grandioso compreender o significado e a importância deste evento global, há muitas maneiras de tornar a ocasião marcante, sem uma agenda política.

Em primeiro lugar, lembre-se que a data é uma excelente oportunidade para demonstrar às mulheres da sua vida o quanto você as ama e gosta delas. Seja ela sua mãe, parceira ou amiga – mostre-as que você se importa, presenteie de forma criativa, com algumas flores especiais ou mesmo um simples cartão.

Então… brindemos a todas as mulheres especiais de nossas vidas, do passado e do presente, que lutaram para garantir que todas as mulheres fossem tratadas com justiça e igualdade. Esse é o poder feminino!

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Fonte: Revista Exame

2016-03-07T22:23:41+00:00 março 7th, 2016|
WhatsApp chat