Dia de São José e Dia dos Pais na Itália, comemore!

//Dia de São José e Dia dos Pais na Itália, comemore!

A população italiana considera como parte da cultura popular o Dia dos Pais (La festa del papà) ser comemorado no dia 19 de março, mesma data em que o calendário católico celebra o dia de São José, pai do menino Jesus, tanto que no sul da Itália algumas comunidades ligadas à igreja promovem almoços para os pobres, em lembrança a generosidade e doação de São José.

Em alguns países da Europa a festa do dia dos pais acontece em Junho e no Brasil nos comemoramos em Agosto e não tem nenhuma ligação com o santo em questão.

Há pouco tempo atras, o dia 19 de Março era feriado nacional na Itália, mas com a intenção de diminuir o grande numero de feriados no país. Porém os italianos continuam a festejar e amar São José (San Giuseppe).

No dia 19 de Março, todos os pais são homenageados e recebem um presentinho dos seus filhos. Esta festa é uma ocasião para recordar que “somos sempre filhos de alguém” e para demonstrar nosso afeto e estima pelos nossos “babbi” (uma forma carinhosa que usamos aqui na Toscana para chamar o nosso pai).

Para homenagear esse dia, como praticamente tudo se comemora com comida, em diversas regiões da Itália se presenteia o pai com um prato típico, geralmente um doce: Sfinci di San Giuseppe, Bignè di S. Giuseppe (utilizado principalmente no sul da Itália), Zeppole di San Giuseppe (Napoli), Biscotti per il papà e aqui na Toscana (e acho que no norte da Itália tambem) o prato do dia é um Frittelle di riso (uma especie de bolinho de arroz) que por sinal é muito saboroso.

Zeppole di San Giuseppe, espécie de rosquinha frita e recheada com creme de baunilha. É sem dúvida um dos doces mais tradicionais da época.
Se você estiver por lá nesses dias, não deixe de curtir duplamente com sua família. Ciao ♥

Fonte: Site Itália em Português – http://bit.ly/2FL1UCy

2018-03-19T15:20:30+00:00 março 19th, 2018|
WhatsApp chat