Escadaria de Trinità dei Monti em Roma será reaberta

//Escadaria de Trinità dei Monti em Roma será reaberta

Falta pouco tempo para que a cenográfica escadaria de Trinità dei Monti, em Roma, seja reaberta ao público. Depois de quase um ano de restauro financiado pela Bulgari, no próximo dia 21 de setembro os 135 degraus de mármore travertino mais famosos da cidade eterna tornarão a Piazza di Spagna ainda mais bela.

Piazza di Spagna, Roma

A inauguração prevê um concerto da orquestra de Santa Cecilia – com a sinfonia do Barbeiro de Sevilha – além de fogos de artifício para festejar o evento. O projeto custou cerca de 1 milhão e meio de euros e durante o verão restauradores italianos dedicaram-se pacientemente à limpeza e à consolidação dos degraus e do parapeito da escadaria.

escadaria de Trinità dei Monti em Roma

A lista de objetos eliminados pelos profissionais é longa, mas os principais inimigos dos restauradores foram os danos provocados por cigarros, vinho e chicletes.  As escadas de Trinità dei Monti foram construídas entre 1723 e 1726 graças a um projeto de Francesco De Santis e a fragilidade desse monumento histórico acentuou-se com atos vandalismo.

Piazza di Spagna em Roma

Para evitar que as escadarias sofram os efeitos do turismo de massa, Paolo Bulgari, presidente da maison, defende a hipótese de proteger o monumento, pelo menos durante a noite. A polêmica é decidir se é legítimo ou não instalar uma barreira ou recinto no local para evitar episódios trágicos como aqueles cometidos por torcedores holandeses do Feyenoord que depredaram a famosa Barcaccia, fonte projetada por Bernini.

Roma

Bulgari defende a necessidade de privilegiar um turismo de qualidade e não de quantidade. A ideia é permitir que os turistas continuem passeando pelas escadarias de Trinità dei Monti, mas evitar que o monumento transforme-se em ponto de encontro para quem come ou bebe em seus degraus.

A proposta de Paolo Bulgari não agrada o superintendente dei Beni Culturali, Claudio Parisi Presicce, que acredita que educar as pessoas ao respeito pelos monumentos seja mais fácil que proibir o acesso a eles. Por enquanto a escadaria ainda está protegida por painéis transparentes, mas os turistas não deixam de fotografá-la, agora que está ainda mais branca.

Fonte: PostItaly – por Anelise Sanchez.

2017-05-11T22:51:43+00:00 setembro 14th, 2016|