Lugares incríveis: o Cristo do Abismo

//Lugares incríveis: o Cristo do Abismo

Uma atração incrível localizada na baía de San Fruttuoso, entre Camogli e Portofino, na Riviera Italiana. Tal atração, um dos locais sub-aquáticos mais visitados do mundo, é uma estátua de bronze de Jesus Cristo que fica submersa nas águas do Mar Mediterrâneo: a “Il Cristo degli Abissi”, ou “O Cristo do Abismo”, em português.
Esculpida por Guido Galletti, após sugestão do mergulhador italiano Duilio Marcante, a estátua de 2,5 metros de altura se encontra a 17 metros de profundidade e foi colocada sob as águas em 22 de agosto de 1954, próximo ao local onde morreu Dario Gonzatti, o primeiro italiano a usar equipamentos de mergulho. A estátua retrata a figura de Jesus Cristo em uma pose de oferenda: suas mãos e cabeça estão voltadas para cima, em direção à superfície da água.

Somente a beleza de San Fruttuoso já merece uma visita.

Somente a beleza de San Fruttuoso já merece uma visita.

Devido ao aumento da corrosão e o crescimento de crustáceos, a estátua foi retirada das águas e restaurada em 2003. Uma das mãos, que havia sido arrancada por uma âncora, foi recolocada. Após todo o processo de restauração e a instalação de uma nova base, a estátua foi devolvida ao Mar Mediterrâneo em 17 de julho de 2004.

A estátua em detalhe...

A estátua em detalhe…

Com o mesmo molde criado por Guido Galletti, outras duas estátuas de bronze também foram feitas:
A primeira delas está na costa de St. George’s, capital de Granada. A estátua foi um presente da marinha de Gênova ao país caribenho por ajudarem no resgate da tripulação do navio italiano Bianca C, destruído por um incêndio no porto de St. George’s. Esta escultura foi colocada sob as águas em 22 de outubro de 1961.
Já a outra escultura feita do molde original foi presenteada à Underwater Society of America, em Nova York, em 1962. Em 25 de agosto de 1965, ela foi colocada em um recife na costa de Key Largo, no John Pennekamp Coral Reef State Park, na Flórida. Enquanto a estátua pesa cerca de 260kg, sua base de concreto pesa aproximadamente 9 toneladas.

O Cristo do Abismo.

O Cristo do Abismo.

A estátua original em argila, usada para a criação do molde, foi localizada em uma metalúrgica em 1993. Agora, ela é exibida no National Museum of Underwater Activities em Ravenna, na Itália.
Muitas outras cópias da estátua foram feitas e espalhadas em vários lugares pelo mundo, tanto aquáticos quanto em igrejas e museus.

Foto antiga mostra a estátua antes de ser submergida.

Foto antiga mostra a estátua antes de ser submergida.

2017-12-07T20:42:39+00:00 dezembro 7th, 2017|
WhatsApp chat